Viviane Lopes Matias, vulgo Dina Di nasceu em Campinas no ano de 1976. Cantora de rap, vocalista do grupo Visão de Rua. Considerada a primeira mulher a alcançar sucesso no rap brasileiro, Dina Di iniciou sua carreira em 1995 e lançou diversos singles em sua carreira, com o destaque para "A noiva do Thock". Foi indicada a diversos prêmios e festivais brasileiros, com destaque ao Prêmio Hutúz, onde foi escolhida na categoria Melhores Grupos ou Artistas Solo Feminino da década. Lançou vários álbuns em parceria com o grupo Visão de Rua.

A história de Viviane, é uma história de luta, acima de tudo. As passagens pela febem, a perda trágica do pai (um mestre de obras que morreu engascado com um pedaço de carne em um boteco) e da mãe (que morreu asfixiada com um pano na garganta, amarrada em fios de varal), a saída de Campinas em busca de um recomeço, a distância do filho, a prisão do Thock (o marido). O rap dela nunca foi de "meias verdades" ela cantava o que era ironicamente uma rapper que abordava como ninguém a condição da mulher em nossa sociedade. O álbum "A noiva do Thock" é um trabalho impressionante, que aborda temas sentimentais sem piegas ou demagógico. Fala dos dramas de quem está por ai, na correria.
Mas Dina Di deixa um legado. Foi a primeira mulher a abordar temas como o sistema penitenciário feminino (Confidências De Uma Presidiária), a violência domestica (Dormindo com o Agressor), a situação de mulheres que têm maridos presos (A Noiva do Thock e Do Lado de Fora da Muralha), e a exposição do corpo feminino da mídia (Corpo em Evidência), entre outros. Poderia ter tido mais espaço, merecia mais reconhecimento.

No dia 02 de Março de 2010, Dina deu a luz à luz a sua filha Aline, aonde contraiu umainfecção hospitalar e conforme as semanas foram passando a infecção foi avançando e Dina veio a falecer no dia 20 de Março do mesmo ano.

Leia mais aqui: Blog do Elemento | Morte na História
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários que ofensivos serão deletado.
Equipe FFH2B